

INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Opções de Alimentação
Opções de Transporte
Dica de Hospedagem
Informações Brinquedoteca
Inscrição de ouvintes: 28/04 a 04/08/2023
Os trabalhos aprovados para apresentação em formato de póster podem utilizar o template disponibilizadoacima para impressão, esta é uma sugestão não obrigatória.
*Os trabalhos aprovados para apresentação oral serão publicados nos
Anais do VI Seminário Formação Docente – Intersecção entre Universidade e Escola - ISSN 2594-746X
CHAVE PIX: josianesalomao27@gmail.com
ATENÇÃO: os 400 primeiros inscritos receberão material do evento, com bolsa personalizada




.jpg)






CRONOGRAMA DE ESTUDOS GEPPEF 2º SEMESTRE 2018
As reuniões de estudos realizadas pelo GEPPEF são abertas ao público em geral e tem por objetivo a discussão de textos que subsidiam pesquisadores, alunos, docentes e interessados pela temática da formação de professores em suas atividades de estudo, trabalho e pesquisa.
Estas reuniões são mensais e as datas e locais são definidas pelo próprio grupo e divulgadas neste espaço
Aos interessados, segue cronograma de estudos:
-----------------------------------------------------------------------------------
Data: 20/06/2018, as 8h30min;
Local: Sala de videoconferência, Bloco D – UEMS/Dourados, piso superior;
Textos para estudo:
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Considerações sobre a legislação de estágio no Brasil. In: PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena (Org.). Estágio e Docência. 7ª ed.São Paulo: Cortez, 2012, p.83-92.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio: diferentes concepções. In: PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena (Org.). Estágio e Docência. 7ª ed.São Paulo: Cortez, 2012, p.33-57.
-----------------------------------------------------------------------------------
Data: 15/08/2018, as 8h30min;
Local: Sala de videoconferência, Bloco D – UEMS/Dourados, piso superior;
Textos para estudo:
SILVESTRE, Magali Aparecida. Prática de Ensino e Estágios Supervisionados: da observação de modelos à aprendizagem da docência. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 11, n. 34, p. 835-861, set./dez. 2011. Disponível em: < https://periodicos.pucpr.br/…/dialog…/article/view/4504/4438>. Acesso em: 27 fev. 2018.
DIAS-DA-SILVA, Maria Helena G. Frem. Política de formação de professores no Brasil: as ciladas da reestruturação das licenciaturas. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 02, p. 381-406, jul./dez. 2005. Disponível em: <http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html>. Acesso em: 27 fev. 2018.
-----------------------------------------------------------------------------------
Data: 29/08/2018, as 8h30min;
Local: Sala de videoconferência, Bloco D – UEMS/Dourados, piso superior;
Textos para estudo:
CUNHA, Maria Isabel. O tema formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educação e Pesquisa. v. 39, n. 3, p. 609-625, jul.-set. 2013. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/ep/2013nahead/aop1096.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2018.
SOUZA, Ester Maria de Figueiredo; MARTINS, Angela Maria Gusmão Santos. Estágio Supervisionado Nos Cursos De Licenciatura: Pesquisa, Extensão e Docência. Práxis Educacional. Vitória da Conquista v. 8, n. 13, p. 143-156, jul./dez. 2012. Disponível em: <http://periodicos.uesb.br/…/prax…/article/viewFile/1584/1456>. Acesso em: 20 fev. 2018.
-----------------------------------------------------------------------------------
Participem!!!
Cronograma de estudos GEPPEF - 2017
As reuniões de estudos realizadas pelo GEPPEF são abertas ao público em geral e tem por objetivo a discussão de textos que subsidiam pesquisadores, alunos, docentes e interessados pela temática da formação de professores em suas atividades de estudo, trabalho e pesquisa.
Estas reuniões são mensais e as datas e locais são definidas pelo próprio grupo e divulgadas neste espaço.
TEXTO 1. GATTI, B. A. Licenciaturas: crise sem mudança? (p. 485 – 508). In: DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas et al. (org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. 818 p. – (Trabalhos selecionados do XV ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino realizado na UFMG, no período de 20 a 23 de abril de 2010). LINK
DATA: 10/3/2017 (sexta-feira) - 15:30 às 18:30
Local: Sala 02 - FAED - UFGD
TEXTO 2. ARANHA, Antônia Vitória Soares; SOUZA, João Valdir Alves de. As licenciaturas na atualidade: nova crise? Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 50, p. 69-86, out./dez. 2013. Editora UFPR.
DATA: 07/04/2017 (sexta-feira) - 15:00 às 18:00
Local: LALIC - UEMS - Bloco B
TEXTO 3. DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A situação atual dos cursos de licenciatura no Brasil frente à hegemonia da educação mercantil e empresarial. Revista Eletrônica de Educação, v. 9, n. 3, 2015.
DATA: 12/5/2017 (sexta-feira) - 8:00 às 11:00
Local: LALIC - UEMS - Bloco B
TEXTO 4. ROMANOWSKI, Joana Paulin; MARTINS, Pura Lucia Oliver. Situação atual das licenciaturas: o que indicam as pesquisas a partir de 2000 (p. 509 – 526) In: DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas et al. (org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. 818p. – (Trabalhos selecionados do XV ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino realizado na UFMG, no período de 20 a 23 de abril de 2010).
TEXTO 5. DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio; AMARAL, Fernanda Vasconcelos. Convergências e tensões nas pesquisas e nos debates sobre as licenciaturas no Brasil (p. 527- 550). In: DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas et al. (org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. 818p. – (Trabalhos selecionados do XV ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino realizado na UFMG, no período de 20 a 23 de abril de 2010).
TEXTO 6. MINDAL, Clara Brener; GUÉRIOS, Ettiène Cordeiro. Formação de professores em instituições públicas de ensino superior no Brasil: diversidade de problemas, impasses, dilemas e pontos de tensão. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 50, p. 21-33, out./dez. 2013. Editora UFPR.
TEXTO 7. GATTI, Bernardete Angelina. A formação inicial de professores para a Educação Básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo, n. 100, p. 33-46, dezembro/janeiro/fevereiro, 2013-2014.
TEXTO 8. GATTI, B.A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010.
TEXTO 9. AMARAL, Ana Lúcia. Significados e contradições nos processos de formação de professores (p. 24 – 46). In: DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas et al. (org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. 818p. – (Trabalhos selecionados do XV ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino realizado na UFMG, no período de 20 a 23 de abril de 2010).
TEXTO 10. GATTI, B.A. Formação inicial de professores para a Educação Básica: pesquisas e políticas educacionais. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 25, n. 57, p. 24-54, jan/abr. 2014.
TEXTO 11. GATTI, Bernadete A.; BARRETO, Elba S. de Sá. A formação inicial para a docência: licenciaturas presenciais (p. 55-88). In: GATTI, Bernadete A.; BARRETO, Elba S. de Sá. Professores do Brasil: Impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
TEXTO 12. GATTI, Bernadete A.; BARRETO, Elba S. de Sá. Os currículos das instituições que formam os docentes do Ensino Fundamental (p. 117-156). In: GATTI, Bernadete A.; BARRETO, Elba S. de Sá. Professores do Brasil: Impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
TEXTO 13. GATTI, Bernardete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. As políticas de formação inicial de professores. In: GATTI, Bernardete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.
TEXTO 14. DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A construção do campo da pesquisa sobre formação de professores. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 145-154, jul./dez. 2013.