Materiais de Apoio

Mensagem da professora Carla para aqueles que participaram da atividade dia 22/09/2020.

 

Na atividade do dia 29 de setembro de 2020, demonstrarei, na prática, o processo de paráfrase de textos bem como o de preenchimento de um Protocolo de leitura, exercícios que tendem facilitar a produção de gêneros textuais de cunho científico. Assim, encaminho uma proposição de atividade e os quatro textos usados na elaboração do material a ser compartilhado. Atenciosamente, Carla Regina.

Abaixo os textos e orientações para a atividade do dia 29/09/2020. 

1 Proposta de atividade.  

2 Em defesa da vida e da educação pública na pandemia 

3 Blog do Freitas 

4 DIEESE Nota Técnica 

5 Giannini Trazer os alunos de volta [...] 

Apresentação do dia 01/09/2020

Referencias

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. AS PESQUISAS DENOMINADAS DO TIPO “ESTADO DA ARTE” EM EDUCAÇÃO. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006.

 FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, no 79, Agosto/2002.

 ANGELUCCI, Carla Biancha; KALMUS, Jaqueline; PAPARELLI, Renata; PATTO, Maria Helena Souza. O estado da arte da pesquisa sobre o fracasso escolar (1991-2002): um estudo introdutório. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, p. 51-72, jan./abr. 2004.

 DUARTE, Adriana.  A produção acadêmica sobre trabalho docente na educação básica no Brasil: 1987-2007. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. especial 1, p. 101-117, 2010.

 BUENO, Jose Geraldo Silveira; SOUZA, Sirleine Brandao de. A constituição do campo da educação especial expressa na Revista Brasileira de Educação Especial – RBEE (1992-2017). Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.24, Edição Especial, p.33-50, 2018.

 NERES, Celi Correa; CORREA, Nesdete Mesquita. Análise dos artigos na área da deficiência visual publicados na Revista Brasileira de Educação Especial (1992-2017). Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.24, Edição Especial, p.153-166, 2018.

 VIEGAS, Elis Regina dos Santos; ALVES, Andréia Vicência Vitor Alves. A atuação docente na materialização do projeto político-pedagógico em uma instituição pública de atendimento à educação infantil no município de Itaporã-MS. Caderno pedagógico, Lajeado, v. 13, n. 2, p. 47-65, 2016.

 ROCHA, Nathália Fernandes Egito; PEREIRA, Maria Zuleide da Costa. O que dizem sobre a BNCC? Produções sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no período de 2010 a 2015. Espaço do Currículo, v.9, n.2, p. 215-236, maio a agosto de 2016.

SILVA, Larissa Vendramini da; BEGO, Amadeu Moura. Levantamento Bibliográfico sobre Educação Especial e Ensino de Ciências no Brasil. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.24, n.3, p.343-358, Jul.-Set., 2018.